Já parou para pensar como as cores influenciam em muitos aspectos da nossa vida? O preto pode indicar luto ou um estilo mais rock, o vermelho, algo mais apaixonante ou sedutor e o branco algo mais leve e a clássica virada de ano. Mas isso não é por acaso! Podemos representar muita coisa por simplesmente vestir uma determinada cor. Para analisar esse fenômeno foi desenvolvido o estudo chamado Colorimetria que investiga a influência das cores na nossa vida. 

O estudo da colorimetria começou na virada do século passado pelos pesquisadores Chevreul, Ostwald, Munsell, Itten e Dorr. Os raciocínios sobre a coloração pessoal foram potencializados pela escola de Bauhaus. A grande pioneira desse tema foi a estilista Suzanne Caygill, que desenvolveu leituras e métodos sobre o tema. 

Carole Jackson, uma outra autora do tema, separou a análise das cores de acordo com as quatro estações: primavera, verão outono e inverno.  A partir disso, ela criou tabelas de cores correspondentes a cada época do ano. Mary Spillane, uma outra estudiosa do assunto, dividiu em mais categorias as classificações de sua colega Carole. Ao todo são 12 subdivisões: verão puro, suave e claro; inverno puro, intenso e profundo; primavera pura, clara e intensa e outono puro, suave e profundo.

Nossa definição de combinar é fazer com que uma peça converse com a outra, por exemplo a cor da blusa combine com a cor da calça. Mas a colorimetria vai trabalhar as nossas cores com as cores das roupas, sapatos e acessórios. Por nossas cores entende-se pele, cabelos, sobrancelha, cílios, veias e íris. A análise das nossas cores consiste em: temperatura (quente, frio e neutra), a profundidade (clara, média ou escura), intensidade (opaca, média ou brilhante) e contraste (alto, médio ou baixo).

A colorimetria segue uma linha de que as cores refletem nossa qualidades de aparência, mas também podem destacar pontos que não nos favoreça muito bem. Um exemplo disso é quando usamos cores como laranja ou vermelho temos a sensação de que estamos mais bronzeados. A princípio a colorimetria vai nos dar esses resultados, só que com um pouco mais de profundidade.

 

O profissional que faz essa análise tem que ter conhecimento e moda, imagem ou coloração. Além disso, ele deve estar munido com tecidos coloridos para fazer a análise.  A pessoa deve estar de cara lavada, cabelo totalmente preso, em um ambiente com luz natural. Os tecidos são colocados na altura do pescoço e do colo para que a análise possa ser feita. No final, é possível decidir qual estação e cores harmonizam mais com você.

O objetivo da colorimetria é analisar a temperatura das nossas cores, quentes ou frias, e o contraste entre as peças para que não passemos uma imagem leve demais ou pesada demais. As vantagens de fazer esse estudo é descobrir quais cores deixam nossa imagem mais harmônica e equilibrada, qual ressalta nossos olhos, qual deixa a pele mais saudável e por aí vai.

Vale lembrar que o resultado dessa análise não é uma regra. É somente um direcionamento para que você entenda melhor sua aparência. O que vale é você se sentir sempre bem.

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar de