Pela primeira vez uma cidade não capital foi consagrada como referência no setor de desenvolvimento e tecnologia. Campinas ocupa o primeiro lugar do ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil em 2019. Os dados são da quinta edição do Ranking Connected Smart Cities.

Para garantir a liderança Campinas se destacou nos quesitos inovação, empreendedorismo, governança e mobilidade. O ranking, elaborado pela Urban Systems destacou nossa cidade também como uma referência no polo universitário com a Unicamp e a PUC – Campinas.

Willian Rignol, diretor de marketing da Urban Systems, classifica Campinas como uma cidade de grande potencial educativo e tecnológico. “Campinas fomenta o desenvolvimento tecnológico, tem estrutura e suporte para esse tipo de empresa, e também é um hub de educação que permite desenvolver capital humano e também pensar soluções estratégicas para a cidade,” afirma o diretor.

No quesito mobilidade, o aeroporto de Viracopos foi destaque pelo seu grande movimento de passageiros e também pelo seu potencial logístico. Além disso, os dados da pesquisa informam que um quarto de todos os empregos formais são ocupados por profissionais de nível superior. 

 

Logo atrás de Campinas está São Paulo e Curitiba. Uma outra cidade da nossa região também aparece nesse ranking. Em 10º lugar, Jundiaí segue representando a RMC com o seu forte polo industrial e tecnológico O ranking abaixo mostra quem são os dez primeiros colocados.

 

Posição

 

Município 

Campinas – SP

 

Nota

38,977

São Paulo – SP

38,505

Curitiba – PR

38,016

Brasília – DF

37,979

São Caetano do Sul – SP

37,816

Santos – SP

37,458

Florianópolis – SC

37,258

Vitória – ES

36,814

Blumenau – SC

35,731

10º

Jundiaí – SP

35,417

Para compor essa pontuação final, são analisados 70 itens que tem relação com mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia. 

Mais uma vez Campinas vem nos surpreendendo com seu alto potencial de crescimento e desenvolvimento. Assim poderemos ter, cada vez mais, orgulho de viver nessa cidade!!

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar de