Se você estará passeando pela França nos dias 14 de setembro a 24 de novembro aqui vai uma dica cultural. Os artistas de São Paulo do Estúdio Bijari estarão com a exposição “A Máquina do Mundo” no CRP (Centre Régional de la Photographie Hauts – de – France). A exposição individual contará com sete obras inéditas que são resultado de uma imersão que os artistas fizeram no CRP, em maio deste ano. 

Os artistas decidiram falar sobre um tema que vem ganhando os tabloides nacionais e internacionais; a emergente crise ambiental diplomática instalada no Brasil esse ano. Esse tema também está relacionado com uma forte característica do grupo que é a relação direta com o espaço e com o contexto.  Além disso, as experiências vividas em cada lugar são também um norte para os artistas.

Por meio das suas obras, os artistas buscam questionar o paradoxo existente entre a construção da memória feita pelos brasileiros e a a construção da memória de estrangeiros que habitam aqui.  Essa última memória está presente no nosso inconsciente coletivo de estrutura colonial. Por meio desse pensamento, eles buscam fazer o público questionar sobre essas memórias influenciam na nossa relação com o meio ambiente.

Essa exposição foi inspirada no poema de Carlos Drummond de Andrade, “A Máquina do Mundo” de 1949. Podemos ter certeza de uma coisa ao visitar essa exposição; sairemos dela mais questionadores sobre a relação do humano com o meio ambiente!

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar de