Dez anos da Campanha Julho Verde
Dez anos da Campanha Julho Verde
Por Carlos Takahiro Chone, do IOU/Unicamp
O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, na Unicamp, é um centro de referência em cirurgia de cabeça e pescoço. Contribui ao atendimento de uma população de quase 7 milhões de habitantes. Possui uma rede de tratamento multidisciplinar com um trabalho conjunto com a Oncologia, Radioterapia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia e equipe cirúrgica experiente com atuação em todas as áreas da cirurgia de cabeça e pescoço. O IOU de destaca pelas inovações e pesquisa em câncer de boca, laringe, tireoide e cirurgia de câncer de seios da face e pelo oferecimento das técnicas cirúrgicas para o paciente do SUS (Sistema Único de Saúde). Trabalhamos com um processo de reabilitação, junto ao polo formador da Faculdade de Fonoaudiologia da Unicamp, uma das mais conceituadas do país.
O câncer de cabeça e pescoço engloba boca, laringe, faringe, cavidade nasal, seios da face, pele da cabeça e pescoço, base de crânio, tireoide e pescoço. Constitui-se no quarto câncer mais frequente no corpo humano entre os homens e quinto entre as mulheres. Estima-se 23.000 casos novos de câncer de boca e laringe e 16.600 casos novos de câncer de tireoide no Brasil por ano. A taxa de mortalidade desse câncer é alta e com crescimento. Seus índices chegam a 65% de mortalidade, especialmente devido ao diagnóstico tardio na biópsia, ou demora no encaminhamento do paciente para um tratamento especializado em centro de referência.
Cerca de 75% dos pacientes são diagnosticados em fase avançada. É um câncer com grande comprometimento na qualidade de vida do paciente, pois afeta a deglutição, fala, voz e respiração, com necessidade frequente de sondas para alimentação e traqueostomia para respiração, devido ao diagnóstico tardio.
Mobilização
O julho verde é um evento mundial que tem por objetivo alertar para que esse câncer não passe despercebido – nem à população e muito menos às equipes de saúde de todo o mundo –, e para que esses números possam ser revertidos.
Em 2022, o mês de julho foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro, pela Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022, como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.
Este ano comemoramos 10 anos da campanha Julho Verde no Brasil e no mundo. No Brasil foi oficialmente instituída por lei em 2022 através da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Mundialmente, foi instituída através da International Federation of Head and Neck Oncological Societies.
O evento é uma campanha mundial com 55 sociedades médicas de cirurgia de cabeça e pescoço, em 51 países, com o apoio de várias agências governamentais mundiais e a UICC (Union for International Cancer Control), órgão consultivo da Organização das Nações Unidas. A UICC é a maior e mais antiga organização global dedicada a tomar medidas contra o câncer.
Celebração local
No IOU e Unicamp, teremos como ações comemorativas dos 10 anos de campanha o 1º Simpósio Julho Verde da Unicamp, no qual alertaremos à população da Unicamp, professores, pesquisadores, médicos, residentes, pós-graduandos, alunos, funcionários e toda a comunidade da universidade e de Campinas sobre a importância do câncer de cabeça e pescoço e seus impactos. Debateremos a abordagem global do câncer de cabeça e pescoço, com consideração nos aspectos diagnósticos, clínicos oncológicos, com novas pesquisas que estão em andamento, uso de radioterapia avançada e aspectos cirúrgicos novos associados aos aspectos de reabilitação e qualidade de vida desses pacientes. Será um evento onde poderemos avaliar a importância da integração da radiologia, medicina nuclear, oncologia, radioterapia, fonoaudiologia, cirurgia, pesquisa clínica e pesquisa translacional, com apoio do CEPID Fapesp CancerThera, Unicamp e programas de pós-graduação.
Coral de laringectomizados totais
Outra ação do IOU e Unicamp é a promoção do coral de laringectomizados totais. O grupo é formado por pacientes que foram curados do câncer de laringe avançado, mas que necessitaram ficar sem a laringe em função do câncer avançado. É um grande exemplo de superação, pois mesmo sem laringe, desenvolveram a voz, graças a programas de reabilitação vocal realizados no IOU, junto à equipe de fonoaudiólogos e à Faculdade de Fonoaudiologia da Unicamp, e hoje cantam neste coral.
Durante este mês, a fachada do IOU estará iluminada de verde, em alusão à campanha. Teremos ainda um acolhimento especial aos nossos pacientes do IOU com orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, inclusive para os acompanhantes dos pacientes, sempre com o compromisso do atendimento humanizado.
Haverá também um dia especial de massagem para os pacientes para que sintam-se amados e queridos em nosso IOU, um exemplo de tratamento humano e caloroso.
Sobre o autor
O Prof. Dr. Carlos Takahiro Chone é cirurgião de cabeça e pescoço e coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Cirurgia de Base de Crânio e diretor de pesquisa do IOU.
Sobre o IOU
O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, na Unicamp, oferece atendimento especializado em alta complexidade para diagnóstico e tratamento nas áreas de otorrinolaringologia, câncer de cabeça e pescoço, tratamento multidisciplinar em deficiência auditiva e outros distúrbios de respiração, deglutição, fonação e da comunicação. O IOU exerce dedicação integral às ações de assistência médica, pesquisa, ensino, formação de recursos humanos qualificados e difusão de conhecimento. Visite o site
Serviço
1º Simpósio Julho Verde – Câncer de Cabeça e Pescoço
Data: 13 de julho, das 8h às 17h30
Público: médicos especialistas e residentes das seguintes áreas: Oncologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear; Alunos de cursos de graduação em Medicina da Região Metropolitana de Campinas; Alunos do Programa de Pós-Graduação em Oncologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Local: Anfiteatro do Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço – IOU, na Unicamp
Inscrições: Evento gratuito