O nosso aeroporto internacional de Viracopos está nos preparativos para a chegada de um passageiro incomum na próxima quarta-feira (16). Quem chegará na nossa cidade é a elefanta Ramba, última da espécie a deixar um circo no Chile. O mamífero de 3,6 toneladas chegará em um contêiner adaptado e seu desembarque será feito no setor de cargas do aeroporto. O destino final de Ramba será o Santuário dos Elefantes na Chapada dos Guimarães.

A fêmea de 53 anos tem uma história de vida muito sofrida durante os anos que fazia parte de um circo chileno. Por três décadas ela viajou acorrentada em caminhões para poder ser uma das atrações do circo. Somente em 1997 o animal foi resgatado pelo Serviço Agrícola e Pecuário do Chile devido à  denúncias de maus tratos e negligências.

Em 2011, a elefanta foi recolhida pela ONG Ecópoles na cidade de Rancagua, cerca de 90 km do Chile. O instituto era responsável pelos cuidados de animais silvestres, mas não tinham experiências no cuidado de uma elefanta. A partir disso, a entidade entrou em contato com o Santuário Brasileiro. Um outro motivo para trazer Ramba ao país é que o animal sofria com o rigoroso inverno do Chile. Depois de muitas campanhas, apoios de empresas e a isenção de taxas cedidas pelo aeroporto de Viracopos, Ramba conseguirá chegar ao nosso país.

O transporte de Campinas até à Chapada ocorrerá de caminhão e a viagem terá duração de 30 horas. No caminho, haverá vários pontos estratégicos em fazendas para que a caixa onde a elefanta será transportada possa ser aberta. Dois veterinários irão acompanhar no animal nessa viagem.

Será um orgulho e um imenso prazer poder receber Ramba em nossa cidade. Esperamos que a partir de agora, a vida dela seja tranquila e segura.

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar de