Google Gemini 1.5

O Google revelou a versão 1.5 de sua inteligência artificial, Gemini, com foco em aprimorar o desempenho e eficiência no processamento de informações. A atualização ainda está em fase de testes, mas promete elevar a capacidade do chatbot.

A atualização, anunciada na última semana, surge poucos meses após a introdução do Gemini 1.0 em dezembro de 2023, colocando o Google em paridade com a OpenAI e seus modelos de linguagem GPT-3 e GPT-4.

Melhorias com nova arquitetura:

O Gemini 1.5 traz melhorias significativas por meio da arquitetura Mixture-of-Experts (MoE). Essa abordagem divide os modelos em redes neurais menores e especializadas, proporcionando maior eficiência. A nova estrutura resulta em processamento ágil de tarefas mais complexas e acelera o treinamento do Gemini.

O Google destaca que o desempenho do Gemini 1.5 Pro é comparável ao modelo Ultra 1.0, o mais avançado da empresa até o momento. A empresa afirma que, em avaliações abrangentes, o 1.5 Pro supera o 1.0 Pro em 87% dos benchmarks usados para desenvolver seus modelos de linguagem (LLMs).

Expansão da janela de contexto e tokens:

Além do desempenho aprimorado, a versão 1.5 ampliou o tamanho da janela de contexto, passando de 32 mil tokens para impressionantes 1 milhão. Essa expansão permite análise de uma hora de vídeo, onze horas de áudio, 30 mil linhas de código ou mais de 700 mil palavras simultaneamente.

O Google demonstrou a eficácia dessa capacidade ao analisar um PDF com a transcrição da missão Apollo 11 em segundos, destacando momentos cômicos das falas dos tripulantes. Inicialmente, o Gemini 1.5 Pro suporta 128 mil tokens, e a empresa planeja oferecer suporte para até 1 milhão de tokens conforme o modelo é refinado.

Embora não haja previsão para o lançamento público do Gemini 1.5, os primeiros testadores têm a oportunidade de experimentar a janela de contexto de 1 milhão de tokens durante o período de teste, mesmo com tempos de latência mais longos devido à natureza experimental do recurso.

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar de