Aliados do inverno: como o kiwi e a cereja aumentam a imunidade através do sono e do sistema digestivo

O kiwi é rico em actina, uma proteína que atua na saúde gastrointestinal favorecendo o sistema imunológico

As constantes mudanças de temperatura, somadas aos dias mais frios de inverno, são a fórmula perfeita para o aumento de doenças comuns na época, como gripes e resfriados. E, para auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, alguns dos alimentos mais recomendados são o kiwi e a cereja.

Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, explica que o kiwi é rico em diversas propriedades, como vitaminas C e E, que possuem um grande poder antioxidante e favorecem o reforço do sistema imune. Uma unidade pode ser suficiente para fornecer toda a vitamina C necessária a um adulto por dia.

Além disso, segundo um estudo publicado no PubMed, em 2018, o fruto também possui uma excelente quantidade de fibras, essenciais para a saúde intestinal – que tem relação direta com a resposta imunológica -; antioxidantes, que agem na proteção das células contra agressores e previne a oxidação celular, e actina, uma proteína que atua na digestão e na permeabilidade do intestino, favorecendo a melhora da imunidade.

Em geral, frutas cítricas, como laranja, cereja, morango e maracujá são boas opções quando o assunto é o fortalecimento do sistema imunológico. A cereja, por exemplo, favorece a saúde como um todo, já que reduz o estresse oxidativo e inflamações.

De acordo com uma pesquisa publicada no PubMed, em 2018, outra propriedade interessante da cereja é que ela possui um precursor da melatonina e pode ajudar na melhora da qualidade do sono, “o que é fundamental para manter o sistema imune com a adequada renovação celular”, conta a especialista.

Armazenamento e consumo das frutas

Para não correr o risco de desperdiçar as frutas, o armazenamento na geladeira é o ideal para preservá-las por mais tempo. Renata conta ainda que, para manter o frescor desses alimentos, é muito importante “guardar a fruta inteira e com casca, cortando e descascando apenas no momento do consumo. Isso favorece tanto a preservação dos nutrientes, quanto da cor, textura e sabor.”

Um ponto a ser considerado é a programação de consumo, que deve ocorrer no momento da compra. “Uma dica é sempre comprar opções já “no ponto” (ou seja, mais maduras) para consumir primeiro e frutas mais “verdes” (menos maduras) para serem consumidas em seguida”, diz a nutricionista.

Para aproveitar todos os benefícios e garantir mais saúde à sua rotina, confira quatro deliciosas receitas indicadas pela especialista. No Oba Hortifruti, você encontra uma seleção completa com alimentos fresquinhos todos os dias!


  • KIWI COM CASCA DE CHOCOLATE

Ingredientes:
1 kiwi cortado em 4 rodelas
50g de chocolate amargo

Modo de preparo:
Coloque as rodelas de kiwi no freezer (se desejar, espete palitos de sorvete para apoiar na hora de consumir). Quando o kiwi estiver congelado, derreta o chocolate em banho maria e despeje no kiwi. Leve novamente ao freezer até que o chocolate fique mais firme. Consuma em seguida.


  • GELEIA DE KIWI

Ingredientes:
5 kiwis maduros
5 colheres de sopa de açúcar
Suco de ½ limão siciliano

Modo de preparo:
Corte a polpa dos kiwis em cubos pequenos, misture com o limão e o açúcar e leve para cozinhar em fogo baixo até que a água evapore e forme a consistência de geleia. Armazene na geladeira em um pote de vidro com tampa e consuma para acompanhar pães e torradas.


  • FLAN DE CEREJA

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite sem soro
20 unidades de cereja em calda
6 colheres (sopa) da calda da cereja
5 colheres (sopa) de suco de limão
1 envelope de gelatina sem sabor

Modo de preparo:
Prepare a gelatina conforme instruções da embalagem. Em seguida, bata junto aos demais ingredientes no liquidificador, coloque em taças e decore com cerejas. Leve para gelar por pelo menos 2 horas antes do consumo.

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar de