Unicamp inaugura o maior instituto de otorrinolaringologia do Brasil

O Instituto será o maior complexo em atendimento, cirurgia, ensino e pesquisa da área, com tratamento multidisciplinar e procedimentos modernos

A inauguração de complexo hospitalar de excelência IOU, Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço, contou ontem com um evento à sua altura. Realizado em suas instalações na Unicamp, um prédio com 7 mil m² de construção, recebeu cerca de 600 convidados entre autoridades, médicos, profissionais de saúde, formadores de opinião e imprensa.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, esteve presente e declarou: “A inauguração desse Instituto é uma grande conquista para a saúde pública. É uma satisfação verificar a excelência em infraestrutura e em tecnologia que o IOU oferecerá à população”, constatou o governador.

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, relembrou o contexto que propiciou a viabilização da obra. “Esse é um exemplo de como uma tragédia humanitária pode transformar-se e gerar ações em benefício aos mais carentes”, ressaltou o prefeito referindo-se à verba indenizatória acrescida de doações da sociedade civil  no valor total de R$ 65 milhões, oriunda de ação do Ministério do Trabalho de grande comoção nacional contra Shell-Basf por danos coletivos em Paulínia.

Além do prefeito de Campinas e do governador de São Paulo, compareceram à inauguração o Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho,  Dr. Ronaldo José de Lira, o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jeancarlo Gorinchteyn, o reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antônio José de Almeida Meirelles, o Deputado Federal Carlos Sampaio e mais 4 prefeitos: Dario Pacheco de Moraes, de Vinhedo, Hamilton Bernardes, de Pedreira, Marco Antonio Marchi, de Itupeva, e Marco Antonio de Oliveira, de Morungaba

Impacto positivo à saúde pública

O clima ao longo das 4 horas de evento era de orgulho e celebração. Não poderia ser diferente. O Instituto de Otorrinolaringologia & Cirurgia de Cabeça e Pescoço (IOU) terá capacidade para 200 mil atendimentos e 4 mil cirurgias por ano, em um sistema híbrido com 70% dos atendimentos voltados para o SUS (Sistema Único de Saúde) e 30% para o privado (convênios e consultas particulares).

O Instituto, sem fins lucrativos, será o maior complexo em atendimento, cirurgia, ensino e pesquisa da área. Oferecerá tratamento multidisciplinar, procedimentos modernos e cirurgias de alta complexidade, com métodos pouco invasivos, para pacientes com câncer de cabeça e pescoço, doenças do trato respiratório e otorrino (nariz, ouvido e garganta). Será o principal centro médico-hospitalar para uma população de 7 milhões de habitantes das 90 cidades próximas a Campinas. O médico e idealizador do projeto, Agrício Crespo, consciente da importância do seu feito, finalizou o evento agradecendo nominalmente a todos que contribuíram e acreditaram no IOU. “Este instituto é fruto do empenho e da dedicação de muitas pessoas que acreditaram que poderíamos oferecer o melhor aos brasileiros, um instituto compatível com os melhores do mundo em otorrinolaringologia e cirurgias de cabeça e pescoço”, comemorou. 


Assessoria de imprensa

Tatiana Bonumá – (11) 9.9565-1889
[email protected]

Antonia Maria Zogaeb Relações Públicas e Eventos
[email protected]



Confira os cliques!

 

Compartilhe este conteúdo:

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notificar de